Turismo

Revista Mercado Edição 39 - fevereiro 2011

Descubra Montego Bay

DA Redação

Apesar da localização no centro do Mar do Caribe, a Jamaica é diferente de outros arquipélagos caribenhos e tem em Mo Bay o seu principal destino turístico

Montego Bay é a segunda cidade da Jamaica, tanto em tamanho como em importância, e é, de fato, a capital turística da ilha. Abriga a maior parte dos hotéis do país, muitas facilidades em transporte e muitas atrações. É um centro de recreação cosmopolita, oferecendo uma grande variedade de escolhas de lazer. É um excelente lugar para os amantes de esportes, pois há grandes oportunidades para a prática de quase todos os tipos de esportes aquáticos.
“Mo Bay”, como é chamada pelos habitantes locais, é a capital da Freguesia de St. James e tem um aeroporto internacional. O turismo na região começou em 1934, quando seu primeiro hotel foi construído.
Segundo a história, Cristovão Colombo foi o primeiro visitante europeu de Mo Bay, em 1494. Fez amigos entre os nativos e chamou a baía de “Golfo do Bom Tempo”. Em 1510, os espanhóis começaram a colonizar a região e mudaram o nome dado por Colombo para “Baía de Manteca”, devido à grande quantidade de banha de porco que exportavam para suas colônias na América do Sul e nas Índias Ocidentais, o que era possível devido à abundância de porcos do mato e javalis que eram caçados nas montanhas próximas.

Vista áerea: em Mo Bay as imagens parecem até surreais

Mo Bay era uma cidade de banana e açúcar, mas as fábricas de açúcar foram fechando aos poucos, e atualmente as bananas são exportadas através de outros portos do país; portanto, a imagem típica das mulheres carregando bananas na cabeça e cantando, tão característica de Mo Bay, é coisa do passado!
Turismo – Os primeiros turistas vinham de todas as partes do mundo a Mo Bay para experimentar as águas da praia Doctor’s Cave, que diziam que curava todas as doenças. Dizem que a praia é alimentada por fontes minerais e sua água é incrivelmente clara e cristalina.

Doctor’s Cave

Atualmente a praia continua a ser muito popular e a cidade cresceu a ponto de se tornar o principal destino turístico do país.
Mais recentemente, outros clubes de praia foram abertos na área, cada um deles com suas próprias características, diferentes e especiais. Alguns exemplos: Walter Fletcher Beach é bem próximo à avenida principal; Cornwall Beach é próximo à praia Doctor´s Cave; Tropical Beach foi recentemente inaugurado a leste do aeroporto, oferecendo uma enorme variedade de esportes aquáticos e é um lugar ideal para muitas diversões; Rose Hall Beach fica um pouco mais distante da cidade.

Rose Hall Beach

A cidade de Montego Bay é dividida, claramente, em partes distintas: há a cidade propriamente dita, com suas ruas movimentadas e bastante cheias, há a “área dos hotéis”, que se estende numa faixa através da cidade, e há ainda uma área mais afastada com vilas e hotéis nas praias e colinas. As ruas são muito coloridas, agitadas e estão sempre muito cheias. O povo do campo está sempre na cidade para visitar os mercados, lojas e bancos, além dos hóspedes dos hotéis e dos navios de cruzeiro que também estão sempre passeando pelas lojas de artesanato e mercados atrás de lembrancinhas para levar para casa.
É uma cidade barulhenta, confusa, desarrumada, mas é, sem dúvida, uma delícia conviver com o vivo charme caribenho…
Fazer compras é, provavelmente, o esporte mais popular de todos e pode ser “praticado” na Rua Harbour, onde fica o excelente Mercado de Artesanato. Lá podem ser encontrados artigos de palha, batik, esculturas de madeira, etc. Bem próximas, muitas lojas abarrotadas de mercadorias vendem de tudo: de lãs escocesas e perfumes até charutos, licores, rum, porcelanas e cristais.

Shopping Center de Mo Bay

O mais novo e elegante Shopping Center de Mo Bay fica na vila Half Moon. Abriga 36 lojas diferentes, tais como belas e caras lojas de roupas, lojas de souvenir, farmácia, galeria de arte, cabeleireiro, tabacaria e joalheria, entre outras, além da danceteria The Bob Marley Experience.
A arquitetura da cidade é uma mistura de casas de madeira do século passado com construções modernas.
A elegante igreja St. James Parish, fundada em 1775, contém muitos monumentos valiosos construídos pelos ricos barões do açúcar. A igreja possui também um antigo órgão e muitos vitrais belíssimos.

St. James Parish

Em frente à igreja e construído em 1765, fica o restaurante Town House, que mantém seu antigo charme no coração da moderna cidade. A construção de tijolos vermelhos e com dois andares é um exemplo típico e bem preservado da arquitetura georgiana do século XVIII. Há mais de 25 anos o restaurante tem sido um dos mais populares, tanto para almoço como para jantar, e já recebeu muita gente famosa: artistas de cinema, políticos, etc. O restaurante é também conhecido pela bela coleção de arte local exposta em suas paredes.
A história também ainda vive nas fazendas (Casas Grandes) que pontilham o campo.
A mais famosa delas é a fazenda Rose Hall, uma antiga fazenda de açúcar, onde se destaca a grandeza da mansão construída no século XVIII, rodeada de lindos jardins e com vista para o mar do Caribe.

Rose Hall

Diz a lenda que a casa é assombrada pelo fantasma da famosa Annie Palmer, chamada “bruxa branca”, que matou três maridos e acabou assassinada por um escravo, que era seu amante.
Depois de sua morte, em 1831, a casa foi abandonada. Anos depois foi comprada e restaurada, recebendo de volta seu esplendor arquitetônico e decorativo, com móveis de época.
A fazenda Greenwood, construída há mais de dois séculos, é outra linda e restaurada lembrança dos dias em que o açúcar era “rei” e abriga uma bela coleção de instrumentos musicais. Diz a lenda que a casa possui dois fantasmas que já foram fotografados: um dos fantasmas é de uma antiga escrava e o outro é simplesmente conhecido como a dama de cinzento.

Greenwood

Uma visita imperdível é o Parque Marinho de Montego Bay, uma grande área de mar e praia e o primeiro parque nacional criado na Jamaica para proteger sua maravilhosa vida marinha – peixes, corais, tartarugas – e suas incríveis florestas tropicais submersas, habitats de recifes de corais e algas marinhas. Uma excelente oportunidade para explorar o esplendor natural da área.
É possível também explorar o maravilhoso mundo submerso, uma linda vista panorâmica do mundo submarino com seus recifes de corais coloridos, exóticos peixes tropicais e outros seres marinhos a bordo de um moderno semissubmarino chamado “Coral See”, cuja cabine tem ar condicionado. O passeio é guiado por experientes marinheiros e é uma aventura inesquecível…
O parque é aberto para todos e é dividido em zonas onde diferentes atividades (vários esportes aquáticos, pesca, scuba dive e snorkeling) são permitidas ou proibidas, dependendo do local.
Há também o famoso Píer One, com várias lojas, restaurantes e marina, de onde partem vários passeios de barco.

Rocklands

Os amantes da natureza e dos pássaros devem fazer uma visita à Estação de Alimentação Rocklands, em Anchovy, a apenas alguns minutos de Montego Bay. Pássaros da região se alimentam em horas marcadas no local há quase meio século. O horário da alimentação é às 16h e é interessante que os visitantes cheguem um pouco antes, para que possam apreciar o momento. É uma experiência única ter beija-flores de todas as espécies (pássaro nacional da Jamaica) empoleirados no dedo para se alimentar ou beber água… Um pouco depois das 16h, dezenas de outras espécies de pássaros chegam, aos bandos, para sua refeição da tarde.
Dentre os muitos restaurantes e bares de Montego Bay, um se destaca dos demais: o Margaritaville Montego Bay. Considerado o local ideal para as festas de Mo Bay, o Margaritaville é perfeito para quem procura diversão e entretenimento, uma atmosfera cheia de vida e boa comida e bebida. Inaugurado em janeiro de 1996, com o objetivo de atrair tanto os turistas como os moradores locais, o local é, atualmente, uma visita imperdível para ambos.

Margaritaville

Para ver Montego Bay sob outra perspectiva, o ideal é ir pelo mar. Um grande número de companhias oferece cruzeiros na baía com paradas para almoço e snorkeling. Cruzeiros ao anoitecer também são muito populares. Existe modo melhor para ver o pôr do sol do que bebendo um drink de rum no deck de um iate?
Com uma atraente vida de praia, pessoas animadas e magníficos cenários compostos pelas colinas verdes com plantações de cana-de-açúcar e banana, Mo Bay é uma cidade realmente charmosa e totalmente devotada à “indústria da felicidade”. O que mais se pode querer?

Mo Bay: “indústria da felicidade”

Dica do editor

Montego Bay ficou famosa por ser o porto principal dos cruzeiros turísticos e, claro, por seus hotéis de altíssimo luxo, como o Ritz-Carlton. Seu principal ícone é a “Hip Strip”, lotada de shoppings, restaurantes, clubes noturnos, campos de golfe e lendárias mansões.

Ritz-Carlton

Mas apesar de tantos atrativos, indo a Mo Bay, não deixe de visitar o Blue Lagoon. Nesse lugar, as mulheres podem assumir o papel de Brooke Shields no filme “A Lagoa Azul” para conhecer essa maravilha da natureza.  Lá a atriz nadou nua. A piscina natural rodeada por um anfiteatro tem profundidade de 56 metros e, dizem, poder afrodisíaco.

Blue Lagoon

Outra boa opção é Treasure Beach, para quem está cansado de agitação. Mas vá sem demora para essa praia na seca e ensolarada Costa Sul. O mar é agitado, o que torna o banho perigoso, mas as ondas são perfeitas para o surfe. É um dos locais mais desertos da Jamaica.

Treasure Beach

Por fim, como a Jamaica é a terra do lendário Bob Marley, não se deve ir até lá sem visitar o Bob Marley Experience & Theatre (Half Moon Shopping, Village Rose Hall). O complexo de compras e entretenimento que fica em Mo Bay tem um teatro exclusivo para fãs do cantor, onde eles assistem a um filme sobre sua vida e obra e, depois, visitam a loja que vende uma coleção de camisetas, discos e souvenires de Marley.

O lendário Bob Marley

Aeroporto e traslados

O Aeroporto Internacional Donald Sangster fica a apenas três quilômetros do centro de Montego Bay. Turistas hospedados em Negril ou Ocho Rios também descem neste terminal. Vans dos hotéis e táxis levam para a cidade.

Aeroporto Internacional de Mo Bay

Dirigindo na Jamaica – É recomendável ter a Carteira Internacional de Habilitação. Dirija do lado esquerdo da via.
Transporte urbano – O sistema de transporte público jamaicano é limitado. Mas ônibus e táxis ligam quase todas as vilas. Para quem planeja viajar por conta própria, um carro é indispensável.

Informações úteis sobre Montego Bay
Moeda dólar jamaicano
Idioma inglês
Horários comerciais Bancos: de segunda a quinta, das 9 às 14h; sextas, das 9 às 16h, comércio: de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30; sábados, das 8 às 13h
Saúde nenhuma vacina é compulsória
Cremes hidratantes Irritações, alergias e acne cosmética.
Mais informações http://www.visitjamaica.com (Escritório de Turismo da Jamaica)

.