Sustentabilidade

Revista Mercado Edição 34 - setembro 2010

Um panorama dos recursos hídricos no mundo

O consumo de água no mundo apresenta constante ascensão, superior, inclusive, aos níveis de crescimento populacional. Várias estimativas indicam para o futuro uma situação de escassez. Segundo dados da ONU, no mundo, cerca de cinco bilhões e meio de pessoas aproximadamente poderão viver em áreas com moderada ou séria falta de água, dentro de uma expectativa de até 30 anos.
Esses dados são assustadores, mas nos remetem a um raciocino lógico matemático, pois, do total de água existente em nosso planeta, cerca de 97,5% são de água salgada e apenas 2,5% doce. Além disso, a maior parte da água doce (68,7%) está armazenada nas regiões polares e 30,1% se encontram em reservatórios subterrâneos. A água de rios e lagos, mais acessíveis ao uso humano, corresponde a apenas 0,27% do volume total de água doce da terra.
Nessa perspectiva, e dentro de um quadro de má distribuição desses recursos pelo Globo, atualmente cada pessoa gasta por dia, em média, 40 litros de água. Contudo, o brasileiro, assim como o europeu, gasta de 140 a 200 litros de água por dia; um norte-americano, entre 200 e 250 litros. No entanto, em algumas regiões, como a África, consomem-se 15 litros por dia.
Segundo estudos da Sabesp, quando gastamos mais de 120 litros de água por dia, inevitavelmente estamos “jogando dinheiro fora” e desperdiçando nossos recursos naturais, pois o ser humano necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender as suas necessidades de consumo e higiene.
Recursos hídricos brasileiros

O Brasil é um país privilegiado em recursos hídricos, pois possui 14% das reservas mundiais de água doce superficial do mundo, seguido pela China (9%), Estados Unidos (8%) e Canadá (8%).
Apesar da situação “privilegiada” brasileira, a reserva não está distribuída de modo uniforme em nosso território. A Bacia Amazônica concentra cerca de 73% da água doce do país e é habitada por 5% da população brasileira. Portanto, apenas 27% dos recursos hídricos do Brasil estão disponíveis para 95% da população.

Desperdício

O Brasil pode ser considerado como campeão mundial do desperdício de água potável, pois suas perdas são superiores a 46%. Deve-se ressaltar que esse percentual seria suficiente para abastecer França, Bélgica, Suíça e norte da Itália.

Gestão de recursos hídricos

A água é o recurso natural mais valioso deste milênio e por ser um recurso de qualidade finita, o Brasil, como um país privilegiado em termos de disponibilidade hídrica, deve melhorar as políticas publicas que busquem de forma efetiva preservar e utilizar de forma racional esse recurso.
Atingido esse objetivo, há possibilidade, inclusive, de que em um futuro próximo o Brasil seja um grande exportador de água. Temos uma grande responsabilidade, pois a gestão das águas no Brasil deve conciliar soberania nacional com o fato de que a água também é um patrimônio da humanidade.

Empresário Herói: sustentabilidade e excelência empresarial

O prêmio Empresário Herói tem por finalidade reconhecer empresas que têm uma gestão sustentável e efetiva. O diferencial desse prêmio é a visão de que sustentabilidade e excelência empresarial andam juntas e, principalmente nos projetos para o futuro, o desenvolvimento sustentável não é “um” caminho, mas é “o” caminho.
No ano de 2008, o Empresário Herói teve uma edição apenas festiva e temática, sem caráter de premiação. Em 2009, premiou três categorias e para este ano, além das categorias principais – micro e pequena, média e grande empresa – o Empresário Herói premiará as categorias Projeto Social, Projeto Ambiental, Projeto Cultural, Inovação Tecnológica e Campanha Publicitária.
As empresas poderão concorrer em todas as categorias ou apenas em uma específica.
As novas categorias surgiram para que esse reconhecimento fosse ainda mais justo e a visibilidade dos projetos das empresas fosse maior, além de esclarecer que os projetos sociais, ambientais e culturais de uma empresa são indicadores de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, mas GESTÃO SUSTENTÁVEL é um modelo específico de gestão, que precisa ser conhecido e seguido.
A premiação acontecerá no final de outubro e as inscrições estarão abertas até o dia 24 de setembro. Maiores informações no site www.empresarioheroi.com.br.

Responsabilidade Social – Conduta, Prática
Sustentabilidade – Princípio, Fundamento

_______________________________________________________________

Este espaço se reserva a notícias e/ou projetos socioambientais. O conteúdo aqui publicado é de responsabilidade do CINTAP, através do Eco Instituto INDERC, mas está aberto também para outras pessoas, empresas ou instituições que queiram divulgar assuntos pertinentes ao seu propósito. Informações com Daniela Dias, gerente de Projetos do Eco Instituto INDERC, através do telefone 34 3230 5200 ou do e-mail projetos@cintap.com.br. Acesse: www.inderc.org.br e siga: www.twitter.com/cintap2010 – www.twitter.com/ecoinstituto