Estética

Revista Mercado Edição 54 - outubro 2012

Cuidados com os cabelos

Por Márcia Wirth

Existe um limite para o crescimento do cabelo? Por que o cabelo para de crescer?
Por que seu cabelo parece diferente quando você viaja? Veja o que a dermatologista Cristine Carvalho tem a dizer sobre a saúde dos cabelos

MERCADO – Usar o secador nos cabelos todos os dias pode estragar os fios?

Cristine Carvalho – O importante não é necessariamente quantas vezes você usa o secador por semana ou se você usa o secador todos os dias. É preciso estar atento à temperatura do secador, se você usa sempre na temperatura máxima e muito próximo dos fios, o calor que sai pode causar o aparecimento de pequenas bolhas na parte interna da haste capilar. Essas bolhas danificam e desidratam a queratina do fio, provocando a quebra e outros danos ao cabelo. Assim, se você precisa usar o secador diariamente, é melhor diminuir a temperatura do secador. Isso pode não ser prático, mas é o mais recomendável. Se você não consegue reduzir o calor, use sempre produtos que ofereçam proteção térmica aos fios.

M – Há como melhorar o aspecto dos cabelos oleosos?

Cristine Carvalho – O cabelo oleoso é determinado pela genética ou por doenças do couro cabeludo que podem aumentar a produção de sebo no local. Existem medicamentos que podem diminuir a quantidade de oleosidade da pele e do cabelo, como o Roacutan. Mas não há tratamento tópico que possa reduzir a quantidade de oleosidade que seu organismo produz. Se você tem realmente um cabelo oleoso, você deve procurar lavá-lo tão frequentemente quanto possível, para manter a oleosidade sob controle. Outra sugestão é fazer o diagnóstico correto para saber se não há alguma doença que esteja provocando isso.

M – O que é normal quando se trata de queda de cabelos?

Cristine Carvalho – Diariamente, podemos perder entre 50-100 fios de cabelos por dia. Se você perceber que está perdendo muito mais do que isso, ou se o seu cabelo está caindo em um só lugar, consulte o seu dermatologista. Fatores do estilo de vida – como dieta e estresse – podem afetar a perda de cabelo. Doenças como a anemia e o envelhecimento também são causas para a queda dos cabelos.

Cristine Carvalho: “Se você pode evitar lavar os cabelos todos os dias, faça isso”

M – O nosso cabelo pode ser condicionado a se comportar de uma maneira diferente?

Cristine Carvalho – Não sem causar algum dano ao longo do caminho. Você não pode realmente mudar a textura do cabelo sem danificá-lo. Há uma grande quantidade de produtos no mercado que podem fortalecer, desembaraçar e dar volume aos cabelos. Para realmente mudar a estrutura do cabelo, você teria que fazer isso quimicamente, o que enfraquece os fios.

M – O que causa as pontas duplas? Há uma forma de repará-las?

Cristine Carvalho – As extremidades rachadas são resultado do envelhecimento do próprio fio de cabelo. A ponta de um fio de cabelo é a parte mais antiga do cabelo, que cresce geralmente para fora do folículo, por quatro-seis anos, de modo que as extremidades já foram alvo de muitos danos. É como uma corda: as extremidades vão se desgastando. Não há nada que você realmente possa fazer para evitar esse processo. Você pode aplicar um produto reparador no cabelo e dar às pontas duplas uma aparência melhor, mas você não pode curá-las ou consertá-las, exceto se cortá-las.

M – Por que o cabelo fica diferente quando viajamos?

Cristine Carvalho – A umidade (ou a falta dela) é o maior fator que pode afetar o seu cabelo. Você pode tentar evitar esse processo, usando um produto de alisamento do cabelo, antes de viajar para um lugar menos úmido. Mas se o seu cabelo tem um frizz natural, não há muito o que você possa fazer.

M – Há algum problema em lavar os cabelos todos os dias?

Cristine Carvalho – Para algumas pessoas, lavar os cabelos todos os dias não traz malefício algum, pois existe um tipo de fio que realmente precisa de uma limpeza diária. Nesse caso, há benefícios para o cabelo, que se livra dos fios mortos. Mas, se você pode evitar lavar os cabelos todos os dias, faça isso. Esse pode ser o melhor caminho a ser percorrido, especialmente em relação à lavagem. É o mesmo raciocínio empregado para a pele: tomar muitos banhos diários traz prejuízos à pele. Secar o couro cabeludo todos os dias pode torná-lo mais propenso à quebra e a outros danos. Ainda assim, se você gosta de lavar o cabelo todos os dias, tente tirar uma folga nos fins de semana ou uma vez por semana, pelo menos.

M – Há um limite para o crescimento do cabelo?

Cristine Carvalho – Existe, e ele é diferente para cada um. O limite para o crescimento do cabelo depende de quanto tempo o folículo piloso permanece em fase de crescimento. Para que o seu cabelo atinja três metros de comprimento, ele tem que crescer por seis anos. Algumas pessoas têm um cabelo que faz isso, já os folículos dos cabelos de algumas pessoas entram numa fase de repouso mais cedo do que isso. Normalmente, os fios de cabelo são destinados a crescer entre dois e três metros de comprimento.