Editorial

Revista Mercado Edição 46 - outubro 2011

Editorial

As “mulheres” do Odelmo

Destaque entre as mais importantes cidades brasileiras, Uberlândia não para de se superar: é a segunda maior cidade do interior de Minas Gerais; primeira cidade do estado e segunda do Brasil em saneamento básico; eleita em 2009 o melhor transporte público do país; premiada com o “Destaque de Ouro” na performance aterro sanitário; detentora do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar e do Selo Qualidade em Educação Infantil; única cidade das Américas escolhida para representar os países emergentes na exposição “Better City, Better Life” (melhor qualidade de vida da população); ganhadora do prêmio “Bibi Vogel” pela excelência em aleitamento materno e baixo índice de mortalidade infantil; citada no livro 1000 X Architecture of the Americas (Canadá) como modelo em transporte urbano; maior polo atacadista brasileiro; segundo mercado consumidor do estado, enfim, são conquistas e mais conquistas que não deixam dúvida da força do município, que a cada dia progride mais e tem à sua frente uma administração extremamente compromissada com o desenvolvimento – e o melhor de tudo, sustentável.
Mas chama a atenção o fato de que, liderada pelo prefeito Odelmo Leão, a administração municipal de Uberlândia tem uma particularidade que a diferencia da maioria: quase metade do secretariado é liderado por mulheres. Isso reforça que a competência também pode andar de saia e usar batom e blush – e, como disse Guevara, “sem perder a ternura”.  Ana, Marli, Iracema, Valkíria, Mônica e Raquel são mulheres que estão fazendo a diferença e ajudando o prefeito na condução do município que vai pouco a pouco se transformando e conquistando números exponenciais no cenário nacional.
É justamente para falar das mulheres do Odelmo que pensamos e elaboramos a nossa matéria de capa desta edição. É para mostrar quem são e quais responsabilidades têm, pois não podem passar anônimas pessoas que, como diz o próprio prefeito, tão competentemente administram as secretarias municipais que lhes foram designadas. Afinal, estamos num momento de plena ascensão feminina em que, por exemplo, temos uma mulher ocupando o cargo mais alto do país pela primeira vez na história.
Assim, as secretárias municipais que integram o governo de Odelmo Leão são prova de que com o avanço e amadurecimento das gerações, o sexo feminino veio ganhando maior credibilidade e espaço no mundo dos negócios e da política. Elas, as mulheres do Odelmo, espelham o desejo da mulher moderna de se realizar profissionalmente e de desempenhar novos papéis sociais, papéis que vão além de mãe e esposa.
Toda essa postura, muito além de ser uma forma de independência financeira, promoveu uma igualdade em relação ao homem.
Portanto, ao nosso leitor, apresentamos as mulheres do prefeito Odelmo.

Boa leitura!

Evaldo Pighini
Editor