Dica de Leitura

Revista Mercado Edição 41 - abril 2011

O Futuro do Amor

O observador de tendências Adjiedj Bakas investiga no livro “O Futuro do Amor” as relações humanas nos tempos atuais

Qual é o papel do amor no século XXI? Nós vamos seguir a tendência de múltiplos relacionamentos ou de monogamia em série? Quem serão os vencedores e os perdedores da corrida do amor? Os robôs, animais de estimação ou bonecos substituirão o amor humano? Até onde iremos com o nosso “embelezamento” para o amor, usando cosméticos e fazendo cirurgias plásticas? Como buscaremos alguém para nos relacionarmos no futuro? O que os relacionamentos amorosos internacionais têm de futuristas? Haverá vários tipos de amor, mas como serão? No futuro, será possível ter casos amorosos, se todos os nossos movimentos poderão ser monitorados digitalmente? Como vamos lidar com o fim da privacidade e quais os novos tipos de intimidade que surgirão?
O observador de tendências Adjiedj Bakas, renomado pesquisador e conferencista internacional, responde a essas e muitas outras perguntas em “O Futuro do Amor: intimidade, sexo, união e solidão na nova ordem mundial”, publicado pelo selo A Girafa (Editora Arte Paubrasil).
A obra mostra que os tempos mudaram, e muito. Bakas defende que agora e no futuro vamos passar por mais coisas do que os nossos avós, e teremos círculos sociais mais amplos do que as pessoas tinham no passado. Isso significa que a tentação será maior do que nunca. No passado, o amor também tinha elementos comerciais, por exemplo: as crianças eram caminho para pensão. Mas como elas se encaixam na nossa vida amorosa do futuro? Como o amor se relaciona com o trabalho? Como a tecnologia e a globalização afetam o amor?
Dentre tantas questões que envolvem o amor, Bakas investiga o novo homem e a nova mulher do século XXI; a ampliação e a virtualização do mercado do amor; novas formas de coabitação e outras manifestações de amor, procriação e família; a tendência de que os adolescentes experimentem o amor de uma forma radicalmente diferente; a tecnologização do amor e do corpo perfeito; a regularização da expressão sexual e o fim da privacidade; e as novas formas de intimidade, tendência à espiritualização do amor e à latinização, bissexualização e uniformidade ao celebrar o amor.

Sobre o autor

Adjiedj Bakas nasceu no Suriname, na América do Sul, em 1963. Sua família é originalmente da Índia. Atualmente, mora em Amsterdam, na Holanda, onde foi eleito “Observador de Tendências do Ano de 2009”. Com raízes em três continentes, é “um verdadeiro cidadão do mundo” (Times, Índia). Seu interesse no futuro é fundamentado em uma compreensão completa do presente. Bakas é, hoje em dia, uma personalidade popular na mídia, um observador de tendências, autor e orador altamente qualificado. Pesquisa tendências sociais, culturais, econômicas, tecnológicas e espirituais, interpretando-as para uma série de clientes. Escreveu diversos livros, publicados em inglês, chinês, português (Brasil), holandês e em outros idiomas. Seus livros venderam mais de 500.000 exemplares no mundo todo. Bakas faz aproximadamente 200 palestras por ano para grandes corporações – como a Apple, Lexus, Toyota, IBM, Air France KLM, ING e Philips – e governos do mundo todo. Outro importante título de Bakas, em coautoria com Minne Buwalda, é “O Futuro de Deus”, também publicado no Brasil pelo selo A Girafa (Editora Arte Paubrasil). Sites do autor: www.bakas.com e www.bakas.nl.

Título: O Futuro do Amor: intimidade, sexo, união e solidão na nova ordem mundial
Autor: Adjiedj Bakas
Tradução: Silmara Oliveira
Gênero: Comportamento/Relações Humanas
ISBN: 978-85-63610-03-4
Formato: 16 X 23 cm, brochura
Páginas: 176
Preço: R$ 49,90
Editora: Arte Paubrasil (selo A Girafa)