Dica de Leitura

Revista Mercado Edição 42 - maio 2011

Decifra-te e invista!

Autora de “Decisões Econômicas – você já parou para pensar?” e “Psicologia Econômica – comportamento econômico e tomada de decisão”, agora investiga como a mente funciona na hora dos investimentos

Recentemente, uma grande rede de varejo anunciou a abertura de capital por meio de um IPO, sigla em inglês para “Oferta Pública Inicial”. Comentaristas econômicos declararam o possível êxito do processo, já que a empresa possui grande confiança e transmite segurança às pessoas. O principal objetivo do CEO da rede, porém, é conquistar os interessados e agitar o estado psicológico do público em geral.
Estudar as emoções é a expertise da professora Vera Rita de Mello Ferreira, que traz agora, pela Editora Évora (http://www.editoraevora.com.br/livro/a-cabeca-do-investidor.aspx), o livro A Cabeça do Investidor – Conhecendo suas emoções para investir melhor. Logo de início, ela deixa claro: “costumo alertar que não sei ensinar ninguém a ficar milionário; portanto, não é este o nosso propósito. Mas acredito, sim, que um raio-x sobre o modo como tomamos decisões, para compreender como os fatores nos influenciam, ajudando ou atrapalhando, nos leva a perceber que tudo isso pode ser útil para fazermos melhores escolhas econômicas e financeiras e, com sorte, até para evitar que percamos dinheiro em algumas situações!”.
A questão fundamental na qual o livro está apoiado é a reflexão sobre a racionalidade – o quanto somos guiados pela emoção e como podemos controlá-la para evitar prejuízos com nossos investimentos. Vera Rita, psicanalista considerada a maior especialista brasileira em psicologia econômica, reflete sobre alguns itens importantes para sobreviver como investidor. Um deles é o conhecimento: “quanto mais conhecemos, mais temos condição para escolher e agir com maior propriedade”, destaca a autora. Outra questão importante, que não pode ser esquecida, engloba as ilusões do mercado financeiro que agem nos bastidores, influenciando todo o processo de tomada de decisões na hora de investir e que podem ser nossas vilãs, como lembra Vera Rita: “emoções são o comportamento mais poderoso da nossa arquitetura psíquica”.
“A Cabeça do Investidor – conhecendo suas emoções para investir melhor”, traz capítulos como: A cabeça do investidor – situando nosso contexto; Começando a sistematizar – a cabeça do investidor em (mau) funcionamento e Quem não se comunica, se estrumbica!. Aborda também assuntos como: bolhas, emoções, valor, precificação, mercado financeiro, macroeconomia emocional. Você poderá encontrá-lo em todas as livrarias a partir da primeira semana de maio.

Sobre o autor

Vera Rita de Mello Ferreira trabalha na implantação da psicologia econômica no Brasil desde 1994, sendo pioneira na análise de fenômenos econômicos na ótica combinada da Psicanálise e da Psicologia Econômica. É também autora dos primeiros livros nacionais sobre o assunto (Psicologia Econômica – estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão, campus/Elsevier; Decisões Econômicas – você já parou para pensar?/Évora; e o audiolivro Psicologia Econômica e Psicanálise/Universidade Falada), professora da FIPECAFI, ministra palestras em instituições públicas e privadas e representa no Brasil na International Association for Research in Economic Psychology (IAREP).

Sobre o livro

Título: A Cabeça do Investidor
Subtítulo: Conhecendo suas emoções para investir melhor
Autor: Vera Rita de Mello Ferreira
Assunto: finanças, negócios, psicologia, psicologia comportamental, economia comportamental.
Preço: R$ 39,90
Páginas: 240
ISBN: 978-85-63993-12-0