Decoração

Revista Mercado Edição 46 - outubro 2011

Funcionalidade e beleza

Da Redação com Mão Dupla | Fotos Daniel Mansur

Os nichos são uma boa pedida para organizar os ambientes de forma fácil e prática. Esse recurso pode ser personalizado e transmitir um clima moderno, extrovertido ou clássico, dependendo da intenção do morador

Otimizar os espaços. Eis o grande desafio da decoração atualmente. Mais do que nunca, o ambiente precisa ser bonito e funcional. E aproveitar cada cantinho com possibilidades de uso não é tarefa fácil. Para fazer direito o dever de casa, muitos profissionais estão apostando nos nichos. Quem entende do assunto sabe que eles são uma opção inteligente, charmosa e prática.
Os nichos podem ser usados em qualquer ambiente do lar para diversas funções. Seja para enfeitar ou acomodar objetos, essa é uma alternativa que confere maior liberdade na hora de decorar. E o melhor é que eles podem ser revestidos com vários materiais, assim dá para inserir um tom romântico, moderninho ou clássico, a gosto do morador. “Os nichos podem ser revestidos com todo o material possível, como madeiras, vidros, espelho, papel de parede e muito mais”, explica a designer de interiores Iara Santos.

A designer de interiores Iara Santos destaca a aplicabilidade dos nichos, que podem ficar em qualquer ambiente do lar e servem a diversas funções

O mercado oferece uma variedade de opções de cores e formatos de nichos. “Os nichos em tons claros transmitem a ideia de amplitude. Boa opção para espaços muito apertados”, ensina Iara. Além disso, para aqueles que gostam de personalização, dá para ousar mais e aplicar um design criativo nos nichos. “Essas peças podem ter formas simétricas, assimétricas, redondas, ovais, quadradas e retangulares. Com criatividade pode-se abusar bastante desse recurso e enriquecer a decoração”, destaca a designer.
A profissional dá uma dica preciosa de como usar os nichos no ambiente de forma sofisticada: “Gosto muito de abrir vãos na parede para poder encaixar um nicho. Nesse caso, a sacada é inserir uma iluminação especial, principalmente em corredores longos, no hall de circulação ou de entrada. O resultado estético é muito bonito. O espaço fica chique e atraente”.
Os nichos são modernos e a instalação e a manutenção deles é bem simples! Agora, de posse dessas informações e dicas, é hora de aproveitar todas as vantagens dos nichos e de organizar a casa de forma descontraída e criativa.