Cidades

Revista Mercado Edição 35 - outubro 2010

Center Convention faz 10 anos

POR Evaldo Pighini com GA

Imagem em perspectiva do Center Convention, já contemplando a nova área externa

No momento em que o turismo de negócios vai de vento em popa, o maior centro de convenções de Uberlândia celebra aniversário inaugurando uma nova área suspensa e ao ar livre para a realização de grandes feiras e eventos

O principal ponto de referência de Uberlândia e que destacou a cidade no mapa brasileiro do turismo de negócios é sem dúvida alguma o Center Convention, que no dia 31 deste mês completa 10 anos de atividades. Agora, o empreendimento, que desde a sua inauguração já era tido como uma das melhores estruturas do país para a realização de feiras, exposições e outros eventos, comemora essa década contabilizando mais uma conquista com a execução de um novo projeto que envolve a abertura de mais um pavimento, desta vez suspenso e ao ar livre. Com isso, serão mais cerca de 6 mil metros quadrados agregados de área construída, ampliando os atuais 7,9 mil m² para mais de 13 mil m² de espaço físico.
Essa é mais um grande conquista para Uberlândia, justo no momento em que o mercado do turismo atravessa excelente fase. Segundo estimativa do Ministério do Turismo (MTur), o setor deve fechar o ano de 2010 com um crescimento de 10% a 12% em comparação a 2009. Neste ano, a entrada de passageiros vindos do exterior atingiu recorde no país. Somente em agosto, 722 mil pessoas vieram ao Brasil: aumento de 32%. Os oito primeiros meses do ano já superam a marca de 5 milhões de desembarques internacionais, um número histórico de acordo com MTur.
Entre as áreas do turismo que atraem estrangeiros ao Brasil está o turismo de negócios e eventos. O segmento é um dos que mais crescem no país, contribuindo para estimular a economia de vários municípios. Uberlândia faz parte dessa realidade, já que foi eleita como destino internacional pela Embratur. A cidade hoje oferece excelentes condições para sediar eventos de todo o porte, tanto do Brasil quanto do exterior, através de uma completa rede de hotéis, serviços, lazer e espaços para convenções, com destaque para o Center Convention.

Eli Schettini, diretor comercial, diz que a nova área é sequência da trajetória de evolução e crescimento do Center Convention junto com o turismo de negócios e eventos da região

De acordo com o diretor comercial do Center Convention, Eli Gláucio Schettini Júnior, a nova área coloca Uberlândia ainda mais em evidência no cenário nacional no setor. “É uma grande satisfação abrir mais esse espaço num ano em que o Center Convention completa 10 anos de atividades, dando sequência à trajetória de evolução e crescimento junto com o turismo de negócios e eventos da região. Esse investimento simboliza o início de uma nova fase, não só para nós como também para a cidade, que terá condições de sediar eventos ainda maiores e, consequentemente, gerar mais emprego e renda para a população”, afirmou.
Ao longo da década, o Center Convention recebeu vários congressos, feiras e seminários, do Brasil e do exterior. Por ano, são cerca de 500 eventos realizados no espaço, que sedia não só encontros de negócios, acadêmicos e científicos, como também eventos sociais e produções artístico-culturais, como shows e espetáculos teatrais.
Entre os principais eventos já promovidos no Center Convention, destacam-se: Congresso Brasileiro do Algodão, Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Simpósio Internacional sobre a Dinâmica do Fósforo, Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano, Congresso Brasileiro de Entomologia, Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica, Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo, ISCCT Agronomy Workshop, Congresso Brasileiro de Educação Médica e Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária.
Ainda neste ano, o Center Convention receberá outros importantes eventos, como: Seminário Brasileiro da Batata, Fórum Internacional de Pecuaristas e Encontro Nacional de Engenharia e Ciências Térmicas, entre outros. Para 2011, o empreendimento já tem confirmado em sua agenda a realização do Congresso Brasileiro de Ciência do Solo e o Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Capítulo Minas Gerais.

O Center Convention recebe por ano cerca de 500 eventos, tanto nacionais como internacionais

Inaugurado em 31 de outubro de 2000, o Center Convention tem capacidade de reunir até quatro mil pessoas em um único evento ou realizar até 12 eventos simultâneos com a formação de diversos ambientes. Essa versatilidade só é possível através do seu sistema de espaços moduláveis, com divisórias acústicas que podem ser removidas em poucos minutos, o que permite montagens diferenciadas de acordo com o evento.
Agora, o centro passa a contar também com uma área externa – suspensa e ao ar livre – de aproximadamente 6 mil metros quadrados. O pavimento possui pisos deslocáveis, que comportam a instalação de infraestrutura completa com energia elétrica, hidráulica, telefonia, dados e demais equipamentos. Há ainda a possibilidade de montar ambientes cobertos e climatizados no local. A aplicação dos pisos sem rejunte permite também que a água da chuva seja captada e direcionada aos reservatórios para reutilização em atividades de serviços gerais. O projeto paisagístico contempla árvores como jabuticabeiras e pitangueiras e um bosque de resedás, que produzirão frutos e flores exuberantes, margeando um amplo espelho d’água.

Center Convention ganha mais 6 mil m² de área, um espaço suspenso e ao ar livre que, além de lazer, terá capacidade também para realização de feiras e eventos por causa de sua adaptabilidade para montagem de ambientes cobertos e climatizados

A estrutura, que conta ainda com um heliporto, tem ainda como diferencial a sua localização, em frente ao cruzamento das duas maiores avenidas da cidade (Rondon Pacheco e João Naves). Integrado ao Plaza Shopping Hotel e ao Center Shopping, o Center Convention possibilita também ao público dos eventos acesso a opções de compras, lazer e estada em um mesmo espaço.