Arquitetura

Revista Mercado Edição 48 - dezembro 2011

Pequeno notável

Por Ana Paula Horta - Fotos Gustavo Xavier

Neste pequeno lavabo, um dos elementos de destaque é a bancada, com design moderno e elegante

O lavabo, apesar de ser um espaço geralmente muito pequeno, ganha destaque nas residências e sugere projetos de decoração mais ousados. Esse espaço pode e deve ser charmoso e personalizado; basta um toque de bom gosto e muita criatividade

O lavabo é essencial para quem sempre recebe amigos e familiares em casa, sendo um importante cartão de visita da morada. Além disso, é perfeito para complementar uma decoração ousada e cheia de personalidade. Mas, para tornar esse espaço rico e memorável, é importante ouvir a opinião de um profissional do segmento.
“O lavabo deixou de ser apenas uma espécie de banheiro disposto para servir os hóspedes. A cada dia, cuidamos com mais detalhes de cada cantinho da casa e esse espaço não poderia ficar para trás”, contam as arquitetas da Faleiro Guerra Arquitetura, Roziane Faleiro e Patrícia Guerra. A arquiteta Sandra Diniz confirma que o lavabo está inserido na área social mais nobre da casa ou do apartamento. “Seu projeto também ganha o mesmo peso e importância que aqueles desenvolvidos para salas de estar, jantar, varandas gourmet, dentre outros”, afirma.

As arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro

Como esse espaço é, muitas vezes, pequeno, a criatividade faz toda a diferença na hora de decorá-lo. As dicas das profissionais para deixar o lavabo mais charmoso não são poucas. “Podemos inovar na forma, criando bancadas e cubas inusitadas. As cubas podem ser embutidas e de vários materiais, como madeira, mármore, chapas translúcidas ou moldadas. Espelhos são excelentes opções para passar a sensação de amplitude, e podem ser longos, inteiros ou venezianos”, recomendam Patrícia e Roziane.
Sandra lembra mais opções: “As pias esculpidas em mármore dão a impressão de um único bloco de pedra e deixam o lavabo mais sofisticado. Aqui, vale usar mármores exóticos nas cores mais diversas. Se o espaço destinado a pia for muito pequeno, não se intimide, instale a torneira na sua lateral”.
A arquiteta tem mais uma dica, dessa vez, para que o espaço pareça maior. “Pastilhas em vidro translúcidas, que refletem o brilho da luz, também passam a sensação de que o espaço é maior. Use-as no piso e na parede, revestindo o espelho atrás. Nesse caso, o espelho deve ser menor do que a parede. Trate o restante da parede com pintura ou textura”, ensina Sandra.
Por falar em pintura, as profissionais da Faleiro Guerra têm ótimas ideias para deixar as paredes mais bonitas e personalizadas. “Cores fortes como vermelho, café, chumbo e preto são boas pedidas. Ou quem sabe um belo papel de parede que, refletido no espelho, transforma e surpreende os visitantes? Essa alternativa transmite ousadia, além de permitir um clima bem moderno”, destacam Patrícia e Roziane. Elas lembram que uma iluminação pontuada com um pendente que reflete nuances de cristais é favorável nesse espaço.
De posse de tantas dicas, basta botar a mão na massa e deixar o lavabo mais charmoso e muito especial. As visitas agradecerão a atenção e zelo!

Para diferenciar a decoração de um lavabo, Patrícia Guerra e Roziane Faleiro são favoráveis à utilização de papel de parede nesse ambiente