Alimentação

Revista Mercado Edição 40 - março 2011

Como escolher um peixe fresco

DA Redação

Para saber qual pescado está mais fresco, existem algumas dicas a serem seguidas, a começar pela atenção redobrada do consumidor no ato da compra

Estamos em pleno período da Quaresma. Para católicos e anglicanos, esse período corresponde aos 40 dias que antecedem a celebração da ressurreição de Jesus. A Igreja recomenda que sejam dias de jejum e reflexão. Isso não significa, necessariamente, abrir mão do consumo de carne para se comer peixe. Ainda assim, muitas famílias brasileiras mantêm o hábito de substituir carnes vermelhas por peixes nesse período do ano. Porém, é recomendável ficar atento quanto à procedência e condições de armazenamento do pescado, a começar pela hora da compra. Peixes estragados podem ocasionar diversos tipos de intoxicação alimentar, que irá depender do tipo de bactéria presente. Os sintomas mais frequentes se manifestam na forma de diarreia e vômito.
Além da quaresma, o consumo da carne de peixe duas vezes por semana é recomendado por nutricionistas, pois esses alimentos são ricos em ácidos graxos ômega-3, benéficos à saúde. A ingestão de alimentos que contém ácidos graxos diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose, inflamações e ajuda no desenvolvimento cerebral e na regeneração de células nervosas. Outras vantagens que essa carne oferece é que ela tem bem menos gordura que carne vermelha e frango, o que facilita a digestão.

O consumo de peixe duas vezes por semana é recomendado por nutricionistas, por sua carne ser rica em ácidos graxos ômega-3

Muita gente não sabe como escolher um peixe no mercado. Para saber qual pescado está mais fresco, existem algumas dicas que devem ser consideradas. Por exemplo, um peixe fresco deve ser mantido sob refrigeração ou sob uma espessa camada de gelo. Na aparência não pode apresentar manchas, nem conter furos e cortes em sua superfície. As escamas têm que estar firmes e resistentes, e ele deve ter coloração translúcida e brilhante. A pele tem que estar úmida e bem aderida.
Os olhos não podem apresentar pontos esbranquiçados no centro, devem estar brilhantes e ocupar toda a cavidade ocular. A membrana que reveste as brânquias deve oferecer resistência à sua abertura e a parte interna deve estar brilhante e vermelha, apresentando vasos sanguíneos cheios e fixos. As brânquias devem apresentar as mesmas características da membrana e não apresentar mucos observados como um líquido pastoso.
O abdômen deve ter boa elasticidade e estar fortemente aderido aos ossos. O odor e a cor devem estar de acordo com a espécie escolhida.
Se você optar por comprar peixe congelado, verifique se o produto está armazenado na temperatura indicada na embalagem. Ele deve estar rígido e não apresentar líquidos, do contrário indicaria sinal de descongelamento e má armazenagem. A aparência do peixe congelado deve ser a mesma do peixe fresco.
O peixe salgado seco deve estar armazenado em um local limpo e protegido de poeira e insetos e não apresentar odor desagradável. Se vendido em embalagens, estas devem apresentar a denominação de venda, local de origem, data e prazo de validade, selo de inspeção federal, dentre outras informações obrigatórias.
Caranguejos e siris devem estar expostos à venda, vivos. Com cheiro próprio e suave, o aspecto geral deve ser brilhante, úmido, patas firmes e resistentes, carapaça bem aderente ao corpo, coloração própria de cada espécie sem qualquer pigmentação que não seja natural, além de apresentar olhos vivos e destacados e corpo com a curvatura natural.
Os mariscos também devem estar vivos, com as valvas fechadas com retenção de água incolor e límpida nas conchas, apresentar cheiro agradável e pronunciado, ter a carne úmida e bem aderente à concha, com aspecto esponjoso de cor acinzentado-clara nas ostras e amarelada nos mexilhões. Polvos e lulas não podem apresentar pigmentação estranha à espécie; devem apresentar a pele lisa e úmida, os olhos devem estar vivos e salientes, a carne consistente e elástica e o cheiro próprio levemente adocicado.
Lembrando que é mais seguro comprar em supermercados e peixarias. Em caso de dúvida, peça ajuda ao vendedor, ele provavelmente poderá lhe ajudar melhor. Fique de olho nas dicas e exija qualidade na hora das compras.