Alimentação

Revista Mercado Edição 41 - abril 2011

Arroz de forno com frango e banana

A receita é uma ótima sugestão para atender toda a família no dia das mães; rende 8 porções e pode ser feita em apenas 40 minutos

Tradicionalmente, a comemoração do dia das mães promove a reunião de todos os membros da família. Pensando em atender de forma gostosa e prática tantas pessoas queridas e, principalmente, surpreender a homenageada do dia, que tal uma receita de arroz de forno com frango e banana? Com ingredientes simples, deliciosos e nutritivos, este prato pode ir fresquinho à mesa, já que seu preparo pode ser feito momentos antes do encontro familiar, em apenas 40 minutos. A receita é uma dica da Josapar, empresa gaúcha líder no mercado de arroz, com a marca Tio João. http://www.josapar.com.br

Receita

Ingredientes:
Para o arroz:
1 colher (sopa) de óleo de milho (10 ml)
1 dente de alho picado
2 xícaras (chá) de arroz Tio João (340 g)
sal a gosto
3 ovos cozidos picados
5 ramos de salsa picados
5 talos de cebolinha fatiados
Para o frango:
2 colheres (sopa) de óleo de milho
1 kg de sobrecoxas de frango
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora
2 dentes de alho picados
1 cebola grande (180g)
3 tomates picados (350g)
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
1 folha de louro
2 ramos de tomilho fresco
1 ramo de alecrim fresco
1 lata de ervilha (225g)
Para as bananas e a montagem:
2 colheres (sopa) de manteiga (28 g)
6 bananas d’água (banana da terra)
300g de queijo meia cura ralado
Modo de Preparo:
Aqueça o óleo em uma panela e doure o alho. Acrescente o arroz e refogue rapidamente. Adicione 4 xícaras (chá) de água, (800 ml) o sal e cozinhe o arroz em fogo baixo com a panela semitampada. Depois de 10 minutos, solte os grãos com auxílio de um garfo, junte os ovos, a salsa e a cebolinha. Reserve.
Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure as sobrecoxas previamente temperadas com sal e pimenta. Junte o alho e doure também, fazendo o mesmo com a cebola, o tomate e o pimentão; acrescente o louro, o tomilho e o alecrim. Em seguida, junte cerca de 1 litro de água e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos, deixando restar 1/3 do caldo do cozimento. Reserve.
Quando estiver frio, despreze as peles e desfie o frango. Coe o caldo restante e junte ao frango desfiado.
Para as bananas: corte-as em fatias no sentido do comprimento (cerca de 4 fatias) e frite-as na manteiga. Reserve.
Montagem:
Em um refratário fundo (26cm x 22cm), disponha camadas com metade do arroz, sobre ele metade do frango com o molho, metade do queijo e metade das bananas grelhadas; repita o processo, finalizando com o queijo. Leve ao forno médio previamente aquecido por cerca de 25 minutos. Sirva em seguida.
Rendimento:
8 porções
Tempo de preparo:
40 Minutos