Turismo

Revista Mercado Edição 49 - março 2012

Um toque divino no litoral brasileiro

Por Aline Alvarenga (Scritta)

Búzios é o cenário em que o verde da Mata Atlântica e o azul do oceano convivem em plena harmonia com a beleza e o alto astral de um lugar único

Vista de Búzios e suas águas em tons de verde e azul. Destaque para a Praia da Ferradura

Se Deus é brasileiro, com certeza o paraíso fica em Búzios. Esse santuário de beleza foi descoberto duas vezes. A primeira em 1501, quando os portugueses aportaram com uma expedição para explorar o litoral brasileiro. Posteriormente, defenderam a região dos ataques franceses. Os patrícios venceram e tudo ficou como deveria ser por séculos.
Mas em 1964, outra investida, dessa vez francesa, revelou Búzios ao mundo. E não foram necessários navios e milhares de homens em combates sangrentos. Bastou uma única mulher de alma livre para tornar aquela pequena vila de pescadores o seu refúgio particular. A cidade foi conquistada por Brigitte Bardot, mas também a fez cair de amores pelo Brasil. Logo a curiosidade foi despertada e todos queriam saber o que tinha aquela pequena vila que arrebatou o coração da musa do cinema.
O passar do tempo só fez bem a Armação de Búzios, ou simplesmente Búzios para os íntimos. O lugar ainda é o paraíso de Brigitte Bardot, mas ganhou ares de sofisticação e requinte sem perder a tranquilidade e o jeito simples. Chiques e famosos estão sempre circulando por suas ruas, mas a cidade é eclética e reserva diversão para todos os bolsos.

A Saint-Tropez brasileira

A desconhecida Saint-Tropez, na França, tornou-se um badalado destino de veraneio quando a atriz passou a morar no local. Búzios seguiu o mesmo caminho. Localizada na Região dos Lagos, está a 180 km a noroeste do Rio de Janeiro. Cercada por morros encobertos pela Mata Atlântica, a cidade fica em uma península com 23 praias paradisíacas de águas mornas e frias, por receber correntes marítimas do Equador e do Polo Sul.
Não é difícil entender o motivo de tanto frisson quando o assunto é Búzios. Suas águas variam em tons de azul e verde, emolduradas por paisagens de tirar o fôlego. O clima é sempre quente e convidativo, com uma brisa mais fresca à noite. As construções são modernas, mas mantêm a simplicidade com um estilo rústico. E sobram opções de hospedagens para viajantes de todas as partes do mundo, entre diversos hotéis e charmosas pousadas.
Para esticar a toalha e curtir o sol e o sossego ao som do mar, a dica é seguir ao norte da península para a Praia do Canto, Praia dos Ossos e Praia João Fernandes. Esta é conhecida pela grande concentração de estrangeiros, principalmente os hermanos argentinos. Para contemplar o pôr-do-sol, a melhor vista é a da Praia Azeda, que leva esse nome por suas águas cor de limão.
A preferida dos cariocas é a Praia de Geribá, com águas frias e agitadas propícias para a prática do surfe, assim como a Praia Brava, de mar aberto e a única destinada aos praticantes do esporte. Para windsurf e kitesurf, a Praia de Manguinhos é a mais recomendada, enquanto os mergulhadores se fartam com as belezas aquáticas dos corais na Praia da Tartaruga.
O litoral de Búzios também surpreende por praias pouco exploradas e ainda selvagens. Quem se aventura até a Praia das Virgens não se arrepende. É pequena, deserta e quase intocada em torno da vegetação nativa. Outra praia mais isolada é a pequena Olho de Boi, frequentada por adeptos do naturismo.
Búzios tem um único e sério problema: a hora de ir embora. É difícil voltar à realidade depois de encontrar paz de espírito em um lugar com astral sempre em alta. Felizes mesmo são os pouco mais de 30 mil habitantes, que acordam com a bela vista da janela e avistam uma cena digna de Hollywood ao cair da noite.

Noite animada

Um sapato baixo e confortável é a pedida para curtir a noite buziana. O passeio começa na charmosa Rua das Pedras, onde carros não passam. A pé, os visitantes desfrutam o que há de melhor na gastronomia, na arte e na moda. Está repleta de bares e restaurantes de culinária típica e internacional. Cozinha italiana? Lá tem. Churrascaria, pratos franceses, mexicanos e tailandeses? Tem também, tudo em um ambiente aconchegante e até mesmo exótico.

A tranquila Praia dos Ossos, onde aportam diversos barcos

Hobycat - Búzios tem praias ideais para a prática de esportes náuticos e de aventura

A bela Orla Bardot tem calçadão, bares, restaurantes e casas noturnas para animar os visitantes

Pescadores em ação para garantir os petiscos servidos em barraquinhas a beira-mar e restaurantes requintados

Muito bem preservada, a Praia José Gonçalves tem ondas fortes e pedrinhas de cor escura espalhadas pela areia

Estátua de Brigitte Bardot, uma homenagem à musa francesa que revelou Búzios ao mundo

Essa rua colorida tem pouco mais de 600 metros e mostra todo o seu glamour em diversas lojas de grife, que ficam abertas até de madrugada. A Rua das Pedras acaba, mas logo emenda com a Orla Bardot e seu charmoso calçadão com restaurantes, bares e casas noturnas. É um passeio que merece uma caminhada durante o dia e outra durante a noite, pois o visitante encontra no caminho prédios históricos, casarões coloniais e comunidades de pescadores.
É claro que não poderiam faltar homenagens a Brigitte Bardot. Além de dar nome à orla, uma estátua em sua homenagem exibe toda a simplicidade da atriz quando visitou o Brasil, sentada em uma mala contemplando o oceano. Ponto de parada obrigatório para uma foto. Também merecem destaque as esculturas de bronze de Juscelino Kubitschek, outro admirador da cidade, e de Os Três Pescadores, que fica dentro da água, na beira da Praia da Armação.

História

Armação dos Búzios é conhecida apenas como “Búzios”. A cidade recebeu seu nome devido à grande quantidade de conchas encontradas na costa da península. A história de Búzios vem desde o começo do século passado, quando o local já era frequentado por piratas, porém a cidade só se tornou internacionalmente conhecida na década de 1960, quando Brigitte Bardot começou a frequentá-la com seu namorado brasileiro. Hoje Búzios oferece uma enorme quantidade de boutiques, bares, restaurantes e clubes, que vão dos mais simples aos mais sofisticados, satisfazendo assim os inúmeros turistas em busca de diversão, aventura ou apenas alguns dias de tranquilidade. Além de uma vida noturna agitada, Búzios também possui mais de 23 praias, que vão de calmas e quase desertas a agitadas e populares.
Cerca de 23.000 pessoas vivem em Búzios, no entanto, a população chega a 300.000 no verão, tornando-a a quinta cidade mais visitada no Brasil. Recentemente foi publicado em uma famosa revista que Búzios é a cidade onde tem mais “gente bonita por metro quadrado no mundo” durante a alta temporada.

Dicas e serviços

Conheça as praias – Para ir de uma praia à outra, reserve um dinheiro para o transporte. Há passeios de escuna, acqua-taxis, trolley (uma pequena caminhonete para visita às praias do lado Sul) e bugues.

Ônibus ou avião?

Empresas disponibilizam serviços de transfer saindo do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Rio de Janeiro) até a porta do hotel ou da pousada. Os paulistas podem chegar ao destino final embarcando em São Paulo com a Viação 1001. A mesma empresa também liga a capital carioca e Cabo Frio a Búzios. Para locação de um carro no Rio, a viagem dura cerca de duas horas. A Avis Rent a Car tem tarifas a partir de R$ 84,70 com quilometragem livre, além de seguro e proteção contra batidas e roubos. Informações e reservas: 0800 725 2847, ou nos sites www.avis.com.br e www.autoviacao1001.com.br

Vai de carro?

Saindo de São Paulo pela Via Dutra, é só seguir até a saída 166A e acompanhar as placas de sinalização. De Vitória, o caminho se estende pela BR-101 até a entrada de Rio das Ostras e depois pela RJ-106 até Búzios. De Belo Horizonte, os mineiros podem optar pelo caminho de Petrópolis e trafegar pela BR-101 até a entrada de São Pedro da Aldeia. Depois é pegar a RJ-106 no sentido Macaé/Búzios.

Onde ficar?

O Pérola Búzios Design Hotel é um boa opção. Esse hotel está a poucos metros da Rua das Pedras. Tem hospedagem na medida para o público exigente e requintado, mas que não abre mão da sensação de aconchego e bem-estar. O empreendimento é decorado com muito charme e cerca de 700 peças de arte hand made complementam a decoração. Jardins privativos, jacuzzis, centro de massagem e camas suspensas na área da piscina completam o ambiente. Nas diárias estão inclusos café da manhã, uma refeição, internet e estacionamento. Uma criança de até sete anos não paga se estiver acomodada no mesmo apartamento dos pais. Informações, tarifas e reservas: (22) 2620-8507, ou acesse: www.atlanticahotels.com.br

Búzios já foi citada como a cidade onde tem mais “gente bonita por metro quadrado no mundo” em altas temporadas

À noite, o passeio começa na charmosa Rua das Pedras, onde carros não passam

A praia da Armação é usada como cais para barcos dos pescadores e visitantes

Cidade Km Duração
São Paulo 620 6h50
Brasília 1.339 17h
Belo Horizonte 625 7h
Curitiba 1.028 13h
Porto Alegre 1.739 22h
Vitória 543 6h30
Salvador 1.749 22h

.