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Revista Mercado Edição 38 - janeiro 2011

Sebrae-MG tem novo presidente

DA Redação

Da esquerda para a direita, o ex presidente do Sebrae-MG, Roberto Simões; o presidente eleito do Sebrae-MG, Lázaro Gonzaga; e o governador de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia

O coromandelense Lázaro Luiz Gonzaga irá comandar a instituição nos próximos quatro anos

O empresário do setor farmacêutico e atual presidente da Fecomércio Minas, Lázaro Luiz Gonzaga, é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG. Lázaro Gonzaga vai comandar o Sebrae-MG de 2011 a 2014. O Conselho Deliberativo manteve a composição atual do Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva do Sebrae-MG. O novo presidente vai suceder Roberto Simões, que dirigiu o Sebrae-MG de 2007 a 2010 e é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais. A solenidade de posse do novo presidente, realizada em dezembro, contou com a presença do governador do estado de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia, entre outras autoridades.
Lázaro Gonzaga, de 58 anos, é natural de Coromandel, no Triângulo Mineiro. Ele é presidente do Sistema Fecomércio Minas, SESC, SENAC Minas e ainda presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sincofarma).
A eleição do presidente e dos diretores do Sebrae-MG é realizada por representantes das 15 instituições que compõem o Conselho Deliberativo Estadual  (veja quadro).

Conselho Deliberativo do Sebrae-MG
Banco do Brasil S/A (BB)
Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais S/A (BDMG)
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)
Caixa Econômica Federal (CEF)
Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec)
Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg)
Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg)
Federação das Associações Comerciais, Industriais, Agropecuárias e de Serviços do Estado de Minas Gerais (Federaminas)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig)
Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG)
Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG)
Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais (Indi)
Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede)



A instituição

O Sebrae-MG é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo em Minas Gerais. A instituição existe há 38 anos e integra o Sistema Sebrae.

Formas de atuação

Para realizar sua missão, o Sebrae-MG desenvolve projetos e oferece produtos e serviços que atendem ao empreendedor nos diferentes estágios de desenvolvimento do negócio.
A instituição presta completa orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento; oferece cursos, palestras, consultorias e programas de atualização para possibilitar o aprimoramento das habilidades e técnicas de gestão empresarial; orienta o acesso ao crédito e à expansão dos negócios das micro e pequenas empresas; desenvolve projetos que incentivam a formalização dos negócios e o crescimento dos mais variados setores da economia; apoia a disseminação de políticas públicas que favorecem o crescimento dos pequenos negócios; e ajuda a aumentar os níveis de organização, qualidade, inovação, produtividade e lucratividade das micro e pequenas empresas, para que estejam aptas a acompanhar o dinamismo do mercado.

Sebrae-MG em números
52 Pontos de atendimento
282 Projetos em carteira
342.174 Clientes atendidos em 2010 (até novembro)
254 Soluções educacionais, entre programas de gestão, cursos, palestras, oficinas, seminários, prêmios, telessalas e jogos empresariais
R$ 129 milhões Orçamento da entidade em 2010