Especial

Revista Mercado Edição 55 - fevereiro 2013

Os mais mais da Sustentabilidade

Por Alitéia Milagre (Serifa)

A 5ª Edição do Empresário Heroi reuniu mais de 300 convidados, entre autoridades e homenageados, no Casablanca, em Uberlândia

A Fiemg realizou a 5ª Edição do Prêmio Empresário Heroi, que identifica e premia as empresas de Uberlândia e região que adotam as melhores práticas sustentáveis em suas gestões

Mais de 300 convidados prestigiaram no final do mês de novembro a entrega do Prêmio Empresário Heroi 2012, uma realização da Fiemg Regional Vale do Paranaíba em parceria com os Sindicatos da Indústria, o Cintap, o Eco Instituto e a Revista MERCADO. O prêmio identifica corporações privadas de Uberlândia e região que tiveram as melhores práticas de gestão empresarial, aliando o sucesso econômico à produção ambientalmente correta e à construção de uma sociedade justa. Nesta, que foi a quinta edição do prêmio, oito empresas foram consagradas em 10 categorias. O evento serviu também para a entrega ao empresário da Construção Civil, Sérgio Tannús, o título de Industrial do Ano em Uberlândia.

Na abertura da solenidade, o presidente do Comitê Regional de Cidadania Empresarial da Regional Fiemg Vale do Paranaíba, Décio Carmona, ressaltou a sua alegria em participar de mais uma etapa do Prêmio Empresário Herói. “É um prazer ver a casa cheia e reconhecer por meio desse prêmio, empresas que fazem com que as coisas aconteçam de forma ordeira e sustentável”, disse.

O presidente do Comitê de Cidadania Empresarial da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Décio Carmona, fala na abertura do evento

Outro a se pronunciar foi o anfitrião do evento e presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, que definiu o prêmio como “Oscar” da sustentabilidade. Visivelmente emocionado, ele enfatizou que a premiação é entregue a administradores visionários que aliam a prática ao discurso na gestão de suas empresas, qualificando os homenageados da noite como herois pelo envolvimento em causas sustentáveis. Ao final, Lacerda lembrou palavras do ator Charles Chaplin, no discurso que ele profere no filme O Grande Ditador: “O Reino de Deus está dentro do homem. Lutemos por um mundo novo”, citou o presidente da Regional Vale do Paranaíba, acrescentando: “Enfim, lutemos pela sustentabilidade, pelo futuro das gerações. Acreditamos nas empresas que fazem deste um mundo melhor”, finalizou.

A premiação

O Prêmio Empresário Heroi é uma homenagem idealizada pelo presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, em parceria com os sindicatos patronais da Indústria, o Centro Industrial e Integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba (Cintap), o Eco Instituto e a Revista MERCADO e conta com o apoio do Canal da Gente. O objetivo é dar notoriedade às empresas que investem em sustentabilidade por meio da gestão, atuação no mercado regional e posicionamento institucional.

Neste ano, a entrega da 5ª Edição do Prêmio Empresário Heroi esteve divida em 10 categorias: Micro/Pequena Empresa, Média Empresa e Grande Empresa, Projeto Social, Projeto Ambiental, Projeto Cultural, Comunicação para Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Destaque Comércio e Destaque Serviços. Mais de 20 empresas se inscreveram com 47 projetos, que seguiram parâmetro da sustentabilidade nos pilares econômico, social, ambiental e cultural. Ao final, oito empresas foram consagradas, sendo que duas levaram o prêmio em duas categorias. À exceção da empresa Super Tejotão Smart, que ganhou na categoria Média Empresa, que é de Araguari, os demais vencedores são de Uberlândia.

Num capítulo à parte da solenidade de entrega da quinta edição do Empresário Heroi, o engenheiro e diretor-presidente da Conel Construtora Ltda, Sérgio Henrique Feres Tannús, recebeu o título Industrial do Ano de Uberlândia, conferido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Em seu discurso, Tannús fez questão de dividir o título com sua família, sócios e colaboradores, numa clara apologia ao trabalho em equipe. “Essa homenagem advém de esforço coletivo. Agradeço a todos que me acompanharam ao longo de minha carreira como empresário, seja na prosperidade ou nas adversidades. Agradeço também ao companheirismo de Pedro Lacerda pela indicação do meu nome”, disse Tannús.

O empresário e diretor presidente da Conel Construtora, Sérgio Tannús, que recebeu o título de Industrial do Ano. Na foto ele aparece com o troféu, ao lado do pai, esposa e filhos

Finalmente, entre as inúmeras autoridades presentes ao evento, chamou a atenção a presença do deputado federal Gilmar Machado (PT/MG), prefeito eleito de Uberlândia, e do seu vice Paulo Vitiello. Em discurso improvisado, Gilmar Machado, saudou a todos os presentes para então destacar a iniciativa e ressaltar a importância de as empresas se colocarem à disposição para servir o ambiente onde estão inseridas. “Que todos coloquem a criatividade a disposição de outros. Parabéns a Fiemg por dar o exemplo e premiar quem merece.

Presente ao evento, o deputado federal Gilmar Machado, prefeito eleito de Uberlândia, valorizou a iniciativa da Fiemg Regional em incentivar e premiar práticas empresariais sustentáveis na região

A partir de janeiro (quando toma posse no cargo) também daremos nosso exemplo, trabalhando por Uberlândia e região e, por que não dizer, junto com a Regional Vale do Paranaíba”, destacou.

Confira na sequência as empresas que conquistaram o prêmio Empresário Heroi 2012, conforme cada categoria:

Supere, vencedora na categoria “Projeto Social”

Algar Tecnologia, vencedora nas categorias “Projeto Ambiental” e “Destaque Serviços”

Cooperativa Agropecuária LTDA. de Uberlândia (Calu), vencedora na categoria “Projeto Cultural”

Iso Olhos, vencedor na categoria “Inovação Tecnológica”

,

Efrem Telecom, vencedora nas categorias “Micro e Pequena Empresa” e “Comunicação para Sustentabilidade”

João de Barro – Materiais para Construção, vencedor na categoria “Destaque Comércio”

Super Tejotão Smart, vencedor na categoria “Média Empresa”

Uberlândia Refrescos (Coca-Cola), vencedor na categoria “Grande Empresa”