Moda

Revista Mercado Edição 55 - fevereiro 2013

Mulher de 40

Por Lilica Mattos

Cameron Diaz é um exemplo de mulher que não perde o estilo. Ela chegou aos 40 anos em 2012 solteira, linda e com corpinho de 20

Jeans, acessórios poderosos, roupas no tamanho certo e lingerie caprichada. A stylist Márcia Jorge fala do arsenal de truques para mulheres com mais de 40 anos dar um upgrade nos looks

Mulheres de mais de 40 anos podem ter na moda um forte aliado para parecer mais jovem e antenada. “Sem essa de ficar vivendo o luto da passagem do tempo; é hora de ficar chic e poderosa sem pudores”, afirma a stylist Marcia Jorge (www.marciajorge.com).

De acordo com a especialista, wrap dress (vestido envelope), maxi-carteiras, camisas bem cortadas, peças em seda, sofisticadas e fresquinhas, lenços no pescoço, na bolsa ou nos cabelos, cintos de metal, bolsas grandes e metalizadas, assim como super bijus como os maxicolares atuais são apostas mais que certeiras.

“O ideal é parecer jovem sempre, mas não mais adolescente”, avisa a profissional. Assim, de acordo com ela, cores vibrantes e estampas – pois grandes ou pequenos; florais, de bicho, listras e xadrezes – são infalíveis para oferecer um look alegre e bem disposto. Marcar a cintura, apostar na combinação de branco e preto; jogar couro na produção – e aqui vale couro colorido, estampado ou com texturas; jeans em calças, camisas, vestidos e trench-coats são outras dicas bacanas.

Itens arriscados, conforme Marcia explica, são as calças jeans com cintura ultra-baixa; saias tipo colegial; camisetas com mensagens engraçadinhas; looks “brecholentos” e mini-blusa. Cuidado: esse tipo de roupa dá a impressão da mulher estar fantasiada de adolescente.

“São dicas de ouro: usar roupas no tamanho correto, nem largonas, nem apertadas demais; caprichar na lingerie – a pessoa fica se sentindo bem e as peças funcionam com o look, embora nunca devam aparecer – e jamais economizar na bolsa ou nos óculos escuros”, conclui a stylist Marcia Jorge.

A stylist Marcia Jorge é consultora de imagem e estilo com atuação tendo já atuado em grandes agências de modelos, entre elas a Taxi Agency, a International Management Group – que cuida da carreira da top Gisele Bündchen – e a L´Equipe Agence. Ainda em sua passagem por agências de modelos foi retratada por Bob Wolfenson, junto com outros bookers em evidência na época, para o livro “Moda no Brasil por brasileiros”.

A stylist Marcia Jorge manda um recado para as mulheres de 40: “O ideal é parecer jovem sempre, mas não mais adolescente”