Gestão

Revista Mercado Edição 43 - julho 2011

ABC Algar firma contrato de gestão com Grupo Capgemini

POR Michelle Ito (Planin)

Escritório de Negócios do Grupo Capgemini, em Cracóvia, Polônia: multinacional francês está presente em 40 países, com receita global de 8,7 bilhões de euros (2010) e 112.000 pessoas empregadas

Com duração de 13 anos, projeto abrangerá as áreas de finanças, administração, recursos humanos e aquisição de serviços. Meta é aumentar a produtividade da Algar em mais de 45%

A subsidiária brasileira do Grupo Capgemini acaba de fechar um contrato com o Grupo ABC Algar, com sede em Uberlândia, para dar suporte às operações da companhia no país. A iniciativa deve aumentar em 45% a produtividade da Algar, além de melhorar a qualidade e a flexibilidade dos serviços, suportando sua expectativa de crescimento. O Grupo Capgemini é um dos líderes mundiais em serviços de consultoria, tecnologia e terceirização.
Sob os termos do 13º ano do contrato, a Capgemini assumirá a responsabilidade pela contabilidade geral do cliente, que inclui contas a receber e a pagar, impostos, administração de recursos humanos, folha de pagamento e aquisições. Esse processo será possível a partir da implementação da tecnologia de Business Process Outsourcing (BPO) da corporação e sua rede de distribuição, que envolve mais de mil pessoas em todo o Brasil.

David Poole, vice-presidente e head de Vendas, Marketing e Inovação para BPO da Capgemini

Atualmente, o grupo ABC Algar administra diversas empresas organizadas em três unidades de negócios: tecnologia e telecomunicações, agronegócio e serviços. Como parte do acordo, a Capgemini oferecerá serviços de outsourcing de processos de negócios com, aproximadamente, 150 funcionários utilizando soluções Oracle e BPOpen®* dos seus centros de entrega no Brasil.
O projeto incluirá a padronização de métodos e níveis de serviços em duas unidades de negócios e nove empresas da Algar, que envolvem as áreas de agronegócios, aviação, segurança, tecnologia e mídia.
David Poole, vice-presidente e head de Vendas, Marketing e Inovação para BPO da Capgemini, diz que “com a combinação de nossas capacidades globalmente reconhecidas, como expertise em marketing, modelo de entrega Rightshore® e uma série de ferramentas e tecnologia, incluindo a BPOpen®, visamos a oferecer economia, serviços de aprimoramento e padronização ao cliente”.

Gustavo Guimarães, CFO da Algar Agro: “Ficamos impressionados com o comprometimento colaborativo da Capgemini e com a capacidade cultural da empresa de se adequar ao nosso negócio”

O executivo acrescenta que esses serviços ajudarão a ABC Algar a crescer com segurança e com uma plataforma eficiente, focada no seu core business. “Estamos orgulhosos com a parceria e ansiosos para colaborar com essa importante iniciativa. Além disso, a perspectiva econômica brasileira faz do país um excelente lugar para a Capgemini BPO continuar a expandir seus negócios na América do Sul”.
“Ficamos impressionados com o comprometimento colaborativo da Capgemini e com a capacidade cultural da empresa de se adequar ao nosso negócio”, diz o CFO da Algar Agro, Gustavo Guimarães. O executivo ressalta, ainda, que as capacidades apresentadas no gerenciamento de projetos com multiprocessos, especialmente nas áreas de finanças, contabilidade e impostos, são fatores essenciais. “Foi demonstrada uma preocupação em atender a todas as nossas áreas de negócios no Brasil”.
Essa é uma grande vitória do Grupo Capgemini na América Latina, sendo o maior contrato da história da Capgemini BPO. A partir de agora, serão meses de licitações para a assinatura do contrato.
* BPOpen é uma plataforma de serviços integrados inovadora e visionária, elaborada para ajudar no aumento da velocidade e na valorização da entrega  de Business Process Outsourcing (BPO). Construída em SOA (Service Oriented Architecture), a BPOpen faz com que o Serviço Orientado ao Empreendimento seja aplicado e com que o Rightshore™  da Capgemini entregue os serviços de BPO, incluindo finanças e contabilidade, aquisição e recursos humanos.

Sobre a Capgemini

Com mais de 112 mil funcionários em 40 países, a Capgemini é um dos maiores provedores de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização do mundo. Em 2010, o Grupo apresentou o faturamento global de 8,7 bilhões de euros. Como organização multicultural, a Capgemini desenvolve sua própria forma de trabalho, o Collaborative Business Experience™, baseada no Rightshore®, seu modelo de entrega mundial.
Visite: www.capgemini.com