Gastronomia

Revista Mercado Edição 41 - abril 2011

“Comida di Buteco” está de volta a Uberlândia

Convidados da Imprensa no dia do lançamento do “Comida” em Uberlândia, em um dos botecos concorrentes

Em 2011, 15 cidades recebem o evento simultaneamente, e Uberlândia é uma delas

No dia 15 de Abril foi dada a largada ao Comida di Buteco. O evento vai até o dia 15 de maio de 2011, e é considerado hoje o maior concurso de gastronomia do país, realizado, simultaneamente, em 8 estados brasileiros e15 cidades. Entre as novidades deste ano está justamente a inclusão de mais cidades no roteiro, entre elas, Belém, Fortaleza, Manaus e Juiz de Fora. Em Uberlândia, é a quarta vez que o evento acontece. O propósito continua o mesmo: eleger o melhor boteco da cidade. “A missão do projeto é resgatar a culinária de raiz, presente nos pequenos estabelecimentos familiares de cada cidade”, explica Maria Eulália Araújo, uma das realizadoras do evento.
Eulália destaca a realização do Comida di Buteco em mais cidades neste ano de forma simultânea, o que confirma a credibilidade e sucesso do evento. “O evento começou em Belo Horizonte há 12 anos e fez tanto sucesso que já estamos em quase todas as regiões do Brasil. E, claro, Uberlândia não poderia faltar em nosso cardápio”, conta.

Um dos pratos concorrentes de um dos botecos de Uberlândia

Uma das importantes contribuições para as cidades onde acontece o Comida di Buteco é o fato de a organização oferecer a todos os bares participantes treinamentos gratuitos realizados por instituições capacitadas a fim de os preparem para o fluxo e exigência dos clientes ao longo do concurso. “E há ainda a relevância econômica do festival, uma vez que gera mais faturamento para toda a cadeia do setor”, completa Eulália.
O encerramento desta edição 2011 do Comida di Buteco em Uberlândia acontece no dia 9, no Restaurante Casarão, onde serão conhecidos os “melhores botecos” da cidade. O julgamento vai até o dia 1º.

Números do projeto

Desde 2008 o Comida di Buteco expandiu fronteiras e ganhou novas regiões do país. Esse ano, 15 cidades brasileiras recebem o evento, que tem início no mesmo dia em todas elas, dando unicidade e relevância ao resgate da culinária de raiz brasileira. Além de Uberlândia recebem o projeto em 2011, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador, Fortaleza, Belém, Manaus, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Juiz de Fora, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Campinas.
Em 2010, foram contabilizados 267.900 votos em 11 cidades onde foi realizado o evento. Foram vendidos 197.900 petiscos, e a mídia espontânea alcançou 16 milhões em todo o país. Números dessa magnitude evidenciam o resultado positivo que o projeto vem alcançando ano a ano, impactando a economia das cidades onde é realizado.

Como funciona o Comida di Buteco

Eleger o melhor boteco do Comida di Buteco é muito fácil: basta visitar os estabelecimentos concorrentes, provar o tira-gosto concorrente e preencher corretamente todas os campos da cédula de votação, que está à disposição nos locais. O público e um corpo de jurados vota no tira-gosto, higiene, atendimento e temperatura da bebida. A média aritmética desses quesitos (sendo o tira-gosto com 70% do peso) leva à premiação do melhor boteco. O voto do público e dos jurados tem peso de 50% cada um.
O Comida di Buteco elege, entre todos os botecos participantes do concurso, os primeiros colocados com a melhor média, segundo avaliação dos jurados, nas seguintes categorias: Melhor Tira-gosto, Melhor Atendimento, Melhor Higiene do Local e Melhor Temperatura da Bebida.